Águia 40 anos: as histórias dos policiais de São Paulo que salvam vidas pelo ar

Com mais de 180 mil horas de voo e 400 mil missões realizadas, Comando de Aviação da PM completa quatro décadas de serviços à sociedade

O Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo (CAvPM) completou 40 anos de existência neste mês de agosto. Nessas quatro décadas de história, as aeronaves conhecidas como “Águia” realizaram cerca de 400 mil missões e 182 mil horas de voo.

O Águia atua em operações policiais, resgates aeromédicos, salvamentos e transportes de órgãos e pacientes, além de prestar apoio operacional para órgãos como o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Policiamento de Trânsito, Rodoviário, Choque e Polícia Ambiental.

São ações em que o resgate luta contra o tempo. Além de emergências do dia a dia das cidades, as aeronaves auxiliam em desastres nacionais como as enchentes do Rio Grande do Sul, neste ano, e o rompimento da barragem em Brumadinho (MG), em 2019.

O Comando de Aviação da PM está na capital e em outras dez bases destacadas pelo interior, o que possibilita que qualquer helicóptero Águia esteja a menos de 15 minutos de 85% da população paulista.

Saiba mais na Agência SP.