Com o objetivo de fortalecer ainda mais os laços históricos, de irmandade e econômicos com a nação vizinha, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) recebeu, na tarde desta quarta-feira (28), a vice-presidente da República Oriental do Uruguai, Beatriz Argimón. O deputado Carlos Cezar (PL) esteve os parlamentares que recepcionaram Beatriz, que também ocupa o cargo de presidente da Assembleia Geral do país.
O encontro firmou o compromisso dos deputados paulistas com seus pares uruguaios para a criação de um grupo de trabalho que vai desenvolver políticas públicas de interesse mútuo.
Beatriz Argimón afirmou que costuma visitar parlamentos estaduais e, assim, estreitar ainda mais as relações parlamentares. “Minha presença aqui em São Paulo tem a ver com o trabalho de acompanhamento da nossa agência, chamada Uruguai 21, que mostra as diferentes facetas da nossa indústria e produção. No ano passado, foi iniciada em nosso país uma série de intercâmbios entre empresários paulistas e uruguaios. Agora, estamos retribuindo a visita, já agradecendo o fortalecimento dos nossos vínculos”, afirmou a vice-presidente, que iniciou a vida pública defendendo os direitos das mulheres e sua maior participação na política.
“Sempre queremos mais mulheres em todos os parlamentos do mundo. Como juntos construímos a sociedade no dia a dia, juntos também devemos construir as políticas de nossos países”, comentou ela, sobre o fato de a Alesp ter o maior número de mulheres parlamentares de sua história, com 24 deputadas na Casa atualmente.
Izquierdo
Sobre o triste episódio da morte em São Paulo do jogador de futebol uruguaio Juan Manuel Izquierdo, do clube Nacional, aos 27 anos, que teve morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca, Beatriz aproveitou para agradecer a solidariedade recebida.
“Quero agradecer a toda a sociedade paulista pelo carinho que nos foi dado nesse momento tão difícil. Vimos ele caindo em plena partida [no estádio do Morumbi, no último dia 22], imagine só! É um jogador muito querido em nosso país, jovem, um homem que recentemente havia sido pai pela segunda vez (…) a comunidade uruguaia está muito comovida com esse episódio”, respondeu a vice-presidente. “Então, saber que vocês brasileiros o apoiaram desde o primeiro momento de internação, além de dar suporte a sua família e companheiros de equipe, que ficaram muito abalados, é ter a certeza de que momentos difíceis são os que nos fazem mais fortes”, completou Beatriz.
Saiba mais na Agência de Notícias Alesp.