Aprovados na Alesp, programa SuperAção SP e nova carreira de especialista social são sancionados

Evento no Palácio dos Bandeirantes marcou também o lançamento do Programa Trampolim, plataforma gratuita que oferece vagas de emprego, cursos de qualificação e orientação profissional

O governador Tarcísio de Freitas sancionou, nesta terça-feira (8) em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, as leis que criam o programa SuperAção SP e a nova carreira de especialista social. Ambas as iniciativas foram aprovadas pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em junho.

O programa SuperAção SP busca romper ciclos intergeracionais de pobreza e está estruturado em dois eixos principais: proteção social e superação da pobreza. Podem participar famílias inscritas e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico), cuja renda per capita seja de até meio salário mínimo.

O eixo de proteção social atende famílias com maiores dificuldades de inserção no mercado de trabalho, prevendo o pagamento de um auxílio financeiro mensal de R$ 150,33 por pessoa.

Já o eixo de superação da pobreza é voltado para famílias com potencial de empregabilidade, oferecendo capacitação profissional e apoio para geração de renda. Cada família selecionada terá um plano individualizado de desenvolvimento, criado por agentes públicos, levando em conta as vulnerabilidades e potencialidades específicas.

Esse plano é dividido em três etapas: qualificação profissional, inserção produtiva no mercado de trabalho e incentivos financeiros às famílias que cumprirem as metas definidas.

Saiba mais na Agência de Notícias Alesp.