Objetivo do Programa Estágio SP é aumentar a inserção dos jovens no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, evitar a evasão escolar; projeto segue para sanção do Executivo
Com o voto favorável do deputado Carlos Cezar (PL), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira (20) a criação de um programa de estágio remunerado para estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual. A medida, de autoria do governador Tarcísio de Freitas, prevê o recebimento de bolsas mensais no valor de até R$ 1 mil.
O Programa Estágio SP visa ampliar a inserção dos jovens no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, reduzir a evasão escolar. O público-alvo são os alunos a partir dos 16 anos, regularmente matriculados e com frequência efetiva nas aulas.
A Secretaria da Educação do Estado irá lançar editais para firmar parcerias com instituições e empresas privadas que queiram receber os estagiários. Inicialmente, o programa deve beneficiar 5 mil estudantes e ser ampliado para até 30 mil estagiários.
O Projeto de Lei 388/2024 também vai oferecer a oportunidade de estudantes do Ensino Médio regular atuarem como monitores no reforço escolar dos colegas. O objetivo é que esses alunos bolsistas desempenhem atividades de auxílio ao aprendizado, com supervisão de professores-orientadores.
Saiba mais na Agência de Notícias Alesp.