Túnel Santos-Guarujá trará ao Brasil tecnologia inédita e solução inovadora de engenharia

Projeto é destaque em missão internacional do Governo de SP e adota técnica utilizada em grandes obras ao redor do mundo

O Governo de São Paulo está promovendo, em missão internacional na Europa, o primeiro túnel imerso do Brasil, que será construído entre os municípios de Santos e Guarujá. O projeto adota uma tecnologia consagrada internacionalmente, aplicada em países como Holanda, Japão, China e Coreia do Sul.

A estrutura terá 1,5 quilômetro de extensão, com 870 metros submersos, e utilizará o método de túnel imerso, alternativa moderna aos modelos tradicionais de escavação profunda ou pontes suspensas.

Diferente dos túneis escavados – como os usados no metrô – o túnel imerso será formado por módulos de concreto pré-moldados, construídos em uma doca seca. Esses módulos serão então transportados por flutuação até o local, onde serão submersos com precisão, encaixados no leito do canal e ancorados com camadas de lastro. A escolha por esse método levou em conta uma série de fatores técnicos e operacionais.

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