Ação da organização social de saúde aplica a expertise do setor privado para ampliar atendimento aos usuários do SUS em São Paulo
O deputado Carlos Cezar (PL) participou, na manhã desta terça-feira (8), da cerimônia em que o governador Tarcísio de Freitas apresentou o novo modelo de gerenciamento para os hospitais Geral de Taipas, Geral de Vila Penteado e Regional Rota dos Bandeirantes aplicado com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL).
A organização social de saúde, contratada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), implementa a expertise do setor privado para ampliar em até 900% o volume de atendimentos prestados à população usuária do Sistema Único de Saúde em São Paulo.
“Já estamos tendo ganhos em eficiência, logística, em suprimento de medicação e insumo médico. Quantas pessoas já estão saindo da fila e tendo suas demandas supridas. Vamos também abrir uma série de especialidades nas quais tínhamos dificuldade na contratação de profissionais, como neurologia, obstetrícia de alto risco e trauma em ortopedia”, detalhou o governador. “Com os três hospitais, vamos atender mais de 4 milhões de pessoas. Vamos conseguir, em São Paulo, entregar para o SUS um padrão de qualidade do Sírio-Libanês”, disse Tarcísio.
Pelo modelo de Organização Social de Saúde, o poder público seleciona uma instituição do terceiro setor para a gestão de um equipamento de saúde e garante integralmente o custeio da unidade. Ao Estado também cumpre o acompanhamento do cumprimento das metas assistenciais, quantitativas e qualitativas, previstas no plano operativo de trabalho, bem como analisar a prestação de contas da OSS parceira.
Saiba mais na Agência SP.