(015) 3346 0478

Siga-me

Toyota investe R$ 11 bilhões e gera 12 mil empregos diretos e indiretos na fábrica de Sorocaba

Os deputados estadual Carlos Cezar (PL) e federal Jefferson Campos (PL) acompanharam, na tarde desta terça-feira (5), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o governador Tarcísio de Freitas numa visita à fábrica da Toyota, em Sorocaba.

A montadora japonesa anunciou R$ 11 bilhões até 2023, com a criação de quatro novas plantas no complexo industiral voltadas à produção de novos modelos de veículos com a tecnologia do hidrogênio verde, mais sustentável e menos poluente em comparação aos movidos à combustão. O aporte deve gerar mais de 2 mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos ao longo de toda a cadeia produtiva.

O Governo de São Paulo viabilizou esse novo investimento da Toyota em Sorocaba autizando a utilização pela empresa de créditos do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Uma articulação com a participação da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP) e das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Fazenda e Planejamento (Sefaz) possibilitaram que a Toyota confirmasse os investimentos em Sorocaba, pois, estavam inicialmente planejados para o México.

A montadora contou ainda com o apoio de duas iniciativas do Governo Federal: o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que concede incentivos fiscais para estimular a produção de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística; e Combustível do Futuro, conjunto de iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e estimular o uso e produção de biocombustíveis no Brasil.

O planejamento da Toyota prevê a manutenção de 100% dos empregos e a criação de 500 novos postos de trabalho na planta de Sorocaba, com o objetivo de apoiar o crescimento da capacidade produtiva. As contratações terão início em meados de 2026 e, até 2030, deverão alcançar 2 mil novos empregos diretos e chegar a aproximadamente 10 mil postos de trabalho na cadeia produtiva com a soma das vagas indiretas.

A Toyota iniciou suas operações no Brasil em 1958 e conta com três fábricas, em Sorocaba (veículos Etios, Yaris e Corolla Cross), Indaiatuba (modelo Corolla Sedã) e Porto Feliz (produção de motores). No total, as unidades produziram 212.385 automóveis em 2023, dos quais 40% foram exportados para América Latina e Caribe.