Sorocaba contará com novo equipamento de ressonância a pedido de Carlos Cezar

Após reiterados pedidos apresentados pelo deputado Carlos Cezar (PL) desde o seu primeiro mandato, a Secretaria da Saúde do Estado confirmou a aquisição de um equipamento para exames de ressonância magnética para o Hospital Regional Dr. Lineu Mattos da Silveira, integrante do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

O secretário Eleuses Paiva confirmou ao parlamentar, em audiência na semana passada, a autorização pelo governador Tarcísio de Freitas do processo de compra da máquina, que deverá estar em funcionamento nos próximos meses.

Embora seja a principal referência hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) para casos de média e alta complexidade, pronto-socorro e tratamento de especialidades para 48 municípios, a falta de um aparelho de ressonância no CHS obriga o encaminhamento dos pacientes para se submeterem a exames em outras unidades.

“Com um equipamento de ressonância disponível no CHS, será possível agilizar a espera por exames, diminuindo o tempo de internação e a necessidade de transferência de milhares de pacientes. Agradeço ao governador Tarcísio e ao secretário Eleuses por atenderem essa reivindicação de tantos anos”, destaca o deputado.

O exame de ressonância magnética produz com grande precisão imagens dos órgãos em 2D e 3D. É altamente eficiente para o diagnóstico de doenças cardíacas, abdominais, cervicais, neurológicas e ortopédicas, inclusive, em casos de infecções, tumores e derrames em estágio inicial.

O CHS atende a 48 municípios do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS-16), com uma população de aproximadamente 2,5 milhões de habitantes. O complexo hospitalar possui estrutura de 350 leitos de pronto-socorro, internações, UTI e cirurgias de especialidades.