Nova Raposo e Rota Sorocabana preveem passagens de fauna nas estradas paulistas

Rodovias concedidas incluem planos para aumentar a proteção e segurança dos animais silvestres com investimentos de R$ 16,9 milhões

Os projetos de concessão à iniciativa privada da Nova Raposo e Rota Sorocabana preveem a implementação de soluções para mitigar acidentes envolvendo animais silvestres em rodovias. As medidas incluem passagens aéreas e subterrâneas nos trechos das rodovias paulistas em 27 cidades paulistas. Essas iniciativas visam proteger a fauna local e garantir maior segurança para os motoristas.

As concessionárias CCR e EcoRodovias (que venceram os leilões da Rota Sorocabana e Nova Raposo, respectivamente) serão responsáveis por elaborar estudos anuais abrangentes para identificar e reduzir atropelamentos de fauna nas rodovias paulistas. Esses estudos serão encaminhados para análise da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

No Lote Nova Raposo, serão instaladas 22 passagens de fauna, com um investimento total de R$ 7,4 milhões. Esse montante será destinado à construção de 11 passagens aéreas e 11 subterrâneas. Já outras oito passagens serão instaladas ao longo da Rodovia Castello Branco (SP-280), nos trechos de Barueri e Araçariguama, localizadas nos quilômetros 38,0, 45,7, 42,2 e 35,2; mais quatro passagens na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), nos quilômetros 27,1 e 38,9 em Cotia. Além disso, 10 passagens serão implantadas em trechos municipais.

Já o projeto Rota Sorocabana prevê a instalação de 28 passagens de fauna, com um investimento total de R$ 9,5 milhões na região sudoeste do estado. As passagens serão distribuídas em várias rodovias: duas na Rodovia Raposo Tavares (SP-270) no quilômetro 50,6; 20 na Rodovia Tenente Celestino Américo (SP-079), em Sorocaba, espalhadas pelos trechos nos quilômetros 108,6, 128,1, 148,0, 156,9, 172,3, 179,6, 191,6, 211,3, 165,2 e 197,5; e seis na Rodovia Bunjiro Nakao (SP-250), nos trechos entre Vargem Grande Paulista e Ibiúna, no quilômetro 122,6, se estendendo até Pilar do Sul no quilômetro 157,1, e chegando a São Miguel Arcanjo no quilômetro 191,9, atravessando áreas rurais e urbanas.

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