Interior de SP vai receber mais de 500 leitos hospitalares com leilão das Loterias

Valor de R$ 600 milhões arrecadado no pregão realizado nesta sexta (01) será destinado para a construção dos hospitais de Itapetininga e Birigui

O interior do estado de São Paulo vai ganhar 518 leitos hospitalares com o resultado do leilão dos serviços lotéricos estaduais. O consórcio português Aposta Vencedora arrematou o pregão com o lance de R$ 600 milhões, um ágio de 130,15%. O recurso será destinado para a construção de dois hospitais: um em Birigui e outro em Itapetininga – compromisso assumido pelo governador Tarcísio de Freitas junto ao deputado Carlos Cezar (PL) durante a campanha eleitoral de 2022.

“É o dinheiro da loteria que no final vai salvar muitas vidas. Uma loteria que vai ser bem gerida, dar o retorno esperado para o cidadão e contribuir com o esforço de financiamento da saúde”, destacou o governador.

O Hospital Regional de Itapetininga (HRI) prestará atendimento integral e humanizado nas áreas de média e alta complexidade. O projeto prevê a abertura de pelo mais de 200 leitos e será referência para os 13 municípios da região de Itapetininga, com cerca de 500 mil habitantes. Entre as especialidades estão: cirurgia geral, vascular, ortopedia/traumatologia, urgência/emergência referenciada, clínica médica, cardiologia, oncologia e outras.

O Hospital deverá ter ainda uma farmácia ambulatorial para dispensação dos medicamentos oncológicos. A previsão de entrega da unidade é até o final do ano de 2026. O acesso aos serviços ocorrerá pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), com exceção da especialidade de obstetrícia e de pacientes internos da oncologia, respeitando os pactos da regulação microrregional.

Saiba mais na Agência SP.