O Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (GPACI) homenageou, na manhã desta sexta-feira (22), o deputado estadual Carlos Cezar (PL) e o deputado federal Jefferson Campos (PL) em agradecimento aos recursos encaminhados periodicamente ao hospital da instituição, localizado em Sorocaba e referência em tratamento oncológico para pacientes de 0 a 18 anos para 48 municípios da região. Ao longo de seus mandatos, os parlamentares destinaram à entidade mais de R$ 6,5 milhões, investidos em atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o GPACI presta atendimento integral a crianças e adolescentes diagnosticadas com diferentes especialidades oncológicas, por exemplo, leucemia, linfoma de Hodgkin, linfoma não Hodgkin, câncer de sistema nervoso central, câncer de pulmão, entre outros. Entre outros tipo de terapia, o hospital realiza transplantes de medula óssea e oferece suporte integral aos pacientes e suas famílias, inclusive, com atendimento social e psicológico.
Conscientização e prevenção
Motivado por uma visita técnica ao Hospital do GPACI em 2023, Carlos Cezar apresentou o Projeto de Lei 1525/2023, que propõe a instituição de uma campanha educativa permanente de conscientização sobre o câncer infantil. A instituição promove uma ação para orientação aos médicos da rede municipal da saúde sobre possíveis sinais de doença oncológica em crianças e adolescentes, visando agilizar um encaminhamento a especialista para possível diagnóstico e tratamento.
A propositura já foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e está sob apreciação da Comissão de Saúde (CS). Enquanto vereador em Sorocaba, Carlos Cezar apresentou projeto semelhante no âmbito do município, que resultou na Lei Municipal 8332/2007.
Urgência e emergência
O Hospital do GPACI mantém ainda uma parceria com a Prefeitura de Sorocaba para atender as urgências e emergências pediátricas do SUS no município para as crianças com idades entre 29 dias e 12 anos. A central de regulação de vagas do município é quem gerencia os encaminhamentos das crianças que necessitam de atendimento médico-hospitalar em regime de avalição ou internação.