(015) 3346 0478

Siga-me

Governo de SP lança parceria com municípios para alfabetizar crianças de até 7 anos

Meta do programa Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de alunos leitores até 2026

O Governo do Estado lançou nesta terça-feira (20) o programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa que pretende unir os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino da rede estadual com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os sete anos de idade. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas em solenidade na Sala São Paulo, na capital.

A meta do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até 2026. O Governo do Estado vai enviar material didático aos municípios, formar professores e ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitura pela Secretaria da Educação. Em dezembro de 2023, 64% das crianças matriculadas na rede estadual e em 600 municípios participantes eram considerados leitores iniciantes ou fluentes.

Para que o Alfabetiza Juntos SP se transforme em uma política pública de Estado, o governador assinou um decreto de criação do programa. Atualmente, 1,4 mil escolas estaduais oferecem os anos iniciais do ensino fundamental e também vão integrar o programa com vistas à alfabetização plena.

Na sessão legislativa desta terça-feira (20), o deputado Carlos Cezar (PL) destacou o incentivo à Educação representado pelo programa, que possui investimentos de cerca de R$ 200 milhões.