Governo de SP aumenta em 57% número de estudantes que sabem ler de forma adequada

Avaliação da fluência leitora foi aplicada em duas edições em 2024 a alunos do 2.º ano da rede estadual e de 642 municípios parceiros do programa Alfabetiza Juntos; número de pré-leitores caiu pela metade

Resultado da Avaliação Fluência Leitora aplicada pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) mostra que o número de estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental que sabem ler adequadamente na rede pública paulista avançou em 57% entre as edições do primeiro e segundo semestre de 2024. No mesmo período, o percentual de estudantes nos níveis pré-leitores, aqueles que ainda apresentam dificuldade na leitura, diminuiu pela metade.

No último ano letivo, mais de 370 mil estudantes matriculados em escolas da rede estadual e de 642 municípios parceiros do programa Alfabetiza Juntos, lançado pela Seduc-SP em março do ano passado, foram avaliados em provas aplicadas nos meses de março e novembro. A meta é ter 90% de crianças leitoras até o fim da atual gestão, em 2026. Para isso, ao longo do ano, a pasta ofertou às prefeituras parceiras cursos de formação continuada a professores, material didático padronizado e acesso a plataformas de leitura. O Governo de São Paulo investiu R$ 300 milhões no programa em 2024.

Leitores iniciantes e fluentes

A fluência leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos com objetivo de identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. São observados o entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados à etapa escolar, a partir da habilidade, fluidez e ritmo de leitura.

Na edição de março, a primeira de 2024, eram considerados leitores iniciantes e fluentes 48% dos alunos avaliados (181.586). Na segunda etapa, o percentual nesses dois níveis subiu e agora corresponde a 77% (286.676) entre todos os estudantes que participaram da prova.

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