O governador Tarcísio de Freitas assinou, nesta sexta-feira (14), a autorização que amplia a Tabela SUS Paulista para hospitais municipais. A medida representa um avanço histórico no financiamento da saúde pública e vai beneficiar mais de 100 unidades em cerca de 70 cidades do Estado. O anúncio foi feito durante a inauguração do Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana, em Santana de Parnaíba, na Região Metropolitana de São Paulo.
“Várias prefeituras investiram e fizeram hospitais municipais. Mas o Estado precisa considerar em como esses municípios, que fizeram esse esforço, vão se sustentar financeiramente. Sem apoio estadual, passarão a ter dificuldades. Precisamos garantir previsibilidade aos prefeitos, por isso estamos trazendo a Tabela SUS Paulista para os hospitais municipais, equipamentos que não ajudam apenas as cidades onde estão instalados, mas toda a região”, afirmou o governador.
A Tabela SUS Paulista é uma iniciativa inédita da Secretaria de Estado da Saúde. A ampliação estabelece apoio financeiro permanente aos hospitais e serviços de terapia renal substitutiva municipais, com recursos complementares do Tesouro Estadual para custear atendimentos de média e alta complexidade.
Saiba mais na Agência SP.

