A TV TEM, afiliada à TV Globo, veiculou no telejornal TEM Notícias – 1.ª Edição desta terça-feira (17) depoimentos do governador Tarcísio de Freitas e dos deputados estadual Carlos Cezar (PL) e federal Jefferson Campos (PL) sobre os investimentos e ações voltadas à área da Saúde em Sorocaba e Região Metropolitana. A emissora está veiculando uma série de reportagens sobre os principais problemas enfrentados pelos usuários do Sistema Única de Saúde (SUS) no município.
O governador Tarcísio de Feitas afirmou que a Secretaria da Saúde do Estado vem estudando a abertura de 46 novos leitos (10 de UTI adulto e 36 de enfermaria) no Hospital Regional de Sorocaba Dr. Adib Domingos Jatene, entre outros investimentos mais recentes, como a compra de um equipamento para exames de ressonância magnética para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), a realização de tratamentos de hemodinâmica pela Santa Casa de Sorocaba e a construção do Hospital Regional de Itapetininga.
O deputado Carlos Cezar pontuou que, ao longo de seus mandatos, destinou mais de R$ 20 milhões para custeio dos atendimentos, estrutura e equipamentos para os principais hospitais de Sorocaba; e que, por meio da Tabela SUS Paulista (programa estadual que remunera em até cinco vezes os procedimentos médicos em comparação aos valores pagos pelo Governo Federal), a gestão Tarcísio de Freitas já repassou cerca de R$ 233,2 milhões para 54 instituições conveniadas ao SUS na região de Sorocaba.
Já o deputado Jefferson Campos, além de mencionar as verbas encaminhadas à saúde de Sorocaba, mencionou seu projeto de lei que obriga o SUS a aceitar exames realizados na rede privada, tem como objetivo principal otimizar o atendimento e reduzir as longas filas de espera por tratamentos e diagnósticos. A propositura já foi aprovada pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados e segue em tramitação.