Estado de São Paulo tem o menor número de roubos da história no 1º semestre

Mais de 15 mil crimes violentos foram evitados pelas forças de segurança neste ano

O estado de São Paulo registrou no primeiro semestre deste ano o menor número de roubos da história. No acumulado, foram elaborados 101.130 boletins de ocorrência nos municípios paulistas — em junho, houve 15.630 casos. O dado faz parte do balanço mensal divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Na comparação com o primeiro semestre do ano passado, houve recuo de 13,2% nos delitos em todo o estado. Em 2023, foram 116.523 comunicações de roubo. O número representa 15.393 crimes a menos no período. A série histórica teve início em 2001. Desde então, o ano com a menor marca para os seis primeiros meses do ano foi em 2006, com o registro de pouco mais de 106 mil ocorrências.

“Estamos atingindo os menores patamares da história graças a um trabalho estratégico adotado com planejamento e inteligência policial”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, ao destacar que esse é um dos pilares da gestão. “Estamos enfrentando o crime organizado e atuando conjuntamente para tornar o estado ainda mais seguro para a nossa população.”

Os roubos em geral incluem as subtrações de carga e os assaltos a banco. Esse último, teve o registro de apenas um caso nos seis meses de 2024.

Saiba mais no site da Secretaria da Segurança Pública.