O secretário da Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, anunciou em entrevista ao Jornal da Cruzeiro, transmitido ao vivo pela rádio Cruzeiro FM 92,3 na manhã desta quinta-feira (18), que a implantação de um segundo batalhão da Polícia Militar em Sorocaba deverá começar até o final deste ano, na Vila Santana. A iniciativa do governador Tarcísio de Freitas atende a uma demanda da população apresentada pelo deputado Carlos Cezar (PL) em gestões anteriores.
Segundo o secretário, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) solicitou à Secretaria da Educação (Seduc) à cessão de uma área localizada aos fundos da Escola Estadual Professor Genésio Machado. As operações do novo batalhão devem começar já em 2025 com novos policiais militares aprovados em concurso público, o que deve dobrar o atual efetivo do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (7º BPM/I), localizado no bairro Cerrado.
No dia 11 de julho, a Câmara de Sorocaba aprovou, em sessão extraordinária, a doação de um terreno público municipal para o Estado, na Zona Norte, com esta finalidade. Derrite esclareceu que “mudou o rumo” do planejamento do projeto do Executivo Municipal aprovado pelo Legislativo, que prevê 2 anos para a apresentação de um projeto arquitetônico e 4 anos para a construção.
O secretário garantiu que as obras devem ser iniciadas já no final de 2024 e entregues no ano que vem.
(Com informações da Cruzeiro FM 92,3)