Deputados Jefferson Campos e Carlos Cezar falam do trabalho em prol de Carapicuíba

Carapicuíba é um dos municípios com menor renda per capita do Estado de São Paulo, mesmo assim foi uma das cidades da Região Oeste que mais se desenvolveu nos últimos cinco anos com revitalização dos Parques, reestruturação das unidades de saúde, novas escolas e CEEACs (Centro de Educação, Esporte, Arte e Cultura), além de investimentos em segurança com novo sistema de videomonitoramento.

Os avanços só foram possíveis graças ao trabalho do prefeito Marcos Neves e parceria com deputados, como o caso do deputado federal Jefferson Campos e Carlos Cezar.

Na sessão solene em comemoração aos 57 anos de Carapicuíba, os deputados recebem os títulos de cidadãos carapicuibanos por meio de indicação do vereador Guto, presidente da Câmara. A solenidade será no sábado, 26, a partir das 10 horas.

Jefferson Campos

Qual a principal área de atuação do deputado na Câmara?
Deputado Federal Jefferson Campos: Apresentei propostas nas áreas de proteção à mulher; direitos dos animais; garantia aos recém-nascidos; direitos do consumidor; direitos dos idosos; leis de trânsito; entre outros. Também tenho forte atuação em temas relacionados à família e princípios cristãos. Na Câmara dos Deputados, sou membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática.

Quais os projetos de lei apresentados o deputado gostaria de destacar?
JC: Destaco o Projeto de Lei (PL) nº 2218/21, que visa impedir que pessoas condenadas por maus-tratos adotem animais. Apresentei ainda à Câmara o PL nº 3482/2021 que prevê a isenção das tarifas de pedágios para pessoas em tratamento de câncer e doenças de alto risco e/ou raras; o PL nº 2135/21, que cria o aplicativo “Botão do Pânico”, que funciona como uma ferramenta para as mulheres pedirem ajuda às forças de segurança pelo celular em casos de violência; o PL nº 4017/21 que propõe, que os resultados dos exames de triagem neonatal devam ser entregues aos pais ou responsáveis pela criança no momento da alta, com as devidas orientações sobre os exames realizados e os resultados obtidos. Fui também designado relator do Projeto de Lei que cria mecanismos para combater o acesso de menores a conteúdos inadequados na internet.

Quais as principais contribuições do deputado para Carapicuíba e região?
JC: Através de emendas ao Orçamento, obtivemos recursos do Governo Federal às áreas de saúde, infraestrutura e esporte, o que propiciou melhorias à Carapicuíba em conjunto aos recursos estaduais obtidos pelo deputado Carlos Cezar. Entre as obras viabilizadas, destaco os investimentos nas unidades de saúde, incluindo revitalização da UBS Central e o Centro de Fisioterapia, obras de infraestrutura e viárias mais de 1.000 ruas, e contribuição para os CEEACs (Centro de Educação, Escola, Arte e Cultura).

Como é a parceria de trabalho com o prefeito Marcos Neves?
JC: Um dos meus lemas é “time que trabalha junto, alcança melhores resultados”. E o prefeito Marcos Neves tem sido um grande parceiro do nosso mandato e com isso estamos ajudando a construir uma Carapicuíba que o cidadão se orgulhe.

O deputado está sempre acompanhando a destinação dos recursos parlamentares. Como avalia a aplicação dos investimentos em Carapicuíba?
JC: É escutando as necessidades de cada cidadão que conseguimos construir políticas de desenvolvimento social. E ouvindo cada pessoa com quem conversamos, vemos que os recursos estão sendo aplicados de forma transparente e onde realmente é preciso, de forma que melhore a vida das pessoas.

Quais as mudanças que Carapicuíba apresenta com a gestão Marcos Neves?
JC: O prefeito Marcos Neves tem sido um grande batalhador das boas causas da cidade, alguém que tem lutado não apenas como agente político, mas sim, como brasileiro que quer o melhor para seu irmão de pátria.

Considerações finais.
JC: A melhor forma de honrar os votos que recebi em Carapicuíba é destinando recursos que serão utilizados para melhorar a estrutura do município como um todo. Assim tem sido o meu trabalho, diário, contínuo e de resultado. Conte sempre comigo!

Carlos Cezar


Qual a principal área de atuação do deputado na Assembleia?
Deputado Estadual Carlos Cezar: Embora nosso mandato atue com intensidade nas áreas de Educação, Infraestrutura, Segurança, Desenvolvimento Social, entre outras, nossa prioridade sempre será a Saúde. Nos últimos anos, destinamos mais de R$ 20 milhões em recursos a unidades que atendem pacientes de todo Brasil por meio do SUS, casos da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e dos hospitais oncológicos “Amaral Carvalho”, em Jaú; do Amor, em Barretos; “Dr. Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho” (ICAVC) e o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), na capital; entre outras.
Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), sou coordenador da Frente Parlamentar Evangélica, instituída por minha proposição; presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais; membro efetivo das Comissões de Constituição, Justiça e Redação; de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários; e de Transportes e Comunicação; e membro suplente das Comissões de Finanças, Orçamento e Planejamento e de Relações Internacionais.

Quais os projetos de lei apresentados o deputado gostaria de destacar?
CC: Com o objetivo de preservar a vida de nossas crianças, sou autor da Lei Lucas, determinando que as escolas de Educação Básica públicas e privadas de todo o Estado de São Paulo ofereçam treinamento em primeiros socorros aos professores, funcionários e alunos. Tenho cobrado constantemente a Secretaria da Educação e o Governo do Estado para que o programa funcione na prática o mais breve possível. No ano passado, entrou em vigor a Lei nº 17.456/2021, de minha autoria, que prevê a criação da Semana Estadual de Estudos e Conscientização sobre a Síndrome do X Frágil, a segunda maior causa de deficiência intelectual hereditária no mundo, porém, ainda desconhecida da maioria da população.

Quais as principais contribuições do deputado para Carapicuíba e região?
CC: O deputado Jefferson Campos e eu conseguimos recursos, junto aos Governos Federal e Estadual, que possibilitaram ao prefeito Marcos Neves investir em saúde, infraestrutura, educação, esporte e na reurbanização de espaços públicos, possibilitando melhores condições aos serviços e à qualidade de vida da população de Carapicuíba.
Entre as melhorias, podemos mencionar a revitalização da UBS Central, aquisição de insumos às outras unidades de saúde e de equipamentos ao Centro de Fisioterapia, proporcionando mais conforto e dignidade aos tratamentos dos pacientes.
Nossas emendas viabilizaram obras de infraestrutura em mais de 1000 ruas. Recapeamento de vias em diversos bairros, garantindo mais segurança ao tráfego de veículos e pedestres.

Como é a parceria de trabalho com o prefeito Marcos Neves?
CC: O principal diferencial do prefeito Marcos Neves é estar nas ruas e conversar diretamente com a população. Conhecer os problemas de perto é fundamental para que nós, deputados, possamos buscar os recursos que Carapicuíba mais precisa.

O deputado está sempre acompanhando a destinação dos recursos parlamentares. Como avalia a aplicação dos investimentos em Carapicuíba?
CC: Visitei Carapicuíba nos últimos meses para acompanhar o andamento de algumas das obras viabilizadas com recursos do nosso mandato, por exemplo, a reurbanização do Sistema Viário Central e a construção de campos de gramado sintético. Nessas caminhadas, conversamos com a população e pude constatar o sentimento de gratidão, pois as pessoas sabem que está havendo um trabalho sério, garantindo mais qualidade de vida ao cidadão de Carapicuíba.

Quais as mudanças que Carapicuíba apresenta com a gestão Marcos Neves?
CC: Por já saber da dedicação e do amor do prefeito Marcos Neves por Carapicuíba, não tinha dúvidas do sucesso do trabalho dele. Porém, posso dizer que os resultados estão superando as expectativas e a população vem reconhecendo esse esforço. Nos últimos dois anos, mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia, o prefeito continuou se empenhando em buscar recursos junto aos Governos Federal e Estadual para não só manter as despesas essenciais, mas investir nas melhorias que o município tanto precisa.

Fonte: Jornal Correio Paulista