O deputado Carlos Cezar (PL) encaminhou um requerimento à Secretaria de Estado da Saúde (SES) no qual solicita informações sobre a aquisição de um equipamento de ressonância magnética para o Hospital Regional Dr. Lineu Mattos da Silveira, integrante do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Embora seja uma referência para casos de média e alta complexidade a 48 municípios, o hospital não dispõe de um aparelho para oferecer tal exame, o que obriga o encaminhamento de pacientes a outras unidades da rede pública de saúde.
O exame de ressonância magnética produz com grande precisão imagens dos órgãos em 2D e 3D. É altamente eficiente para o diagnóstico de doenças cardíacas, abdominais, cervicais, neurológicas e ortopédicas, inclusive, em casos de infecções, tumores e derrames em estágio inicial. No requerimento, o parlamentar questiona se consta do planejamento da SES a aquisição de um equipamento de ressonância magnética ao Hospital Regional e, em caso positivo, qual é a previsão de entrega e instalação.
Carlos Cezar lembra que o CHS atende a 48 municípios da Diretoria Regional de Saúde de Sorocaba (DRS-16), com uma estrutura de 350 leitos de pronto-socorro, internação, UTI e cirurgias nas áreas de clínica médica, ortopedia, pediatria, ginecologia/obstetrícia, neurologia, bucomaxilofacial, vascular, queimados e psiquiatria. “É inadmissível que o principal hospital de referência de uma Região Metropolitana com cerca de 2,3 milhões de habitantes não possa realizar exames de ressonância pela falta de um equipamento. Esperamos que a Secretaria da Saúde atenda essa demanda o mais breve possível, o que vai agilizar o diagnóstico e o tratamento de milhares de pacientes no nosso Hospital Regional”, destaca o deputado.