(015) 3346 0478

Siga-me

Corpo de Bombeiros inicia atendimentos operacionais com novo Resgate em Sorocaba

A primeira viatura destinada a atendimentos operacionais pelo Corpo de Bombeiros de Sorocaba adquirida por meio de emenda parlamentar ao Orçamento Estadual, apresentada pelo deputado Carlos Cezar (PSB), já está em uso pela corporação.

Uma cerimônia na tarde desta segunda-feira (20) marcou a entrega simbólica do veículo, na sede do 15.º Grupamento (GB), no Jd. Santa Rosália.

A nova Unidade de Resgate dispõe de equipamentos voltados ao suporte básico de vida a acidentes de trânsito, situações de traumas, fraturas ou de parada cardiorrespiratória por exemplo, permitindo procedimentos de estabilização, imobilização e transporte adequado e expresso dos pacientes à unidade de saúde de urgência e emergência mais próxima. Em média, o Corpo de Bombeiros atende a onze situações desta natureza por dia somente na cidade de Sorocaba, que somam cerca de 4 mil ocorrências anuais.

Anteriormente à chegada do novo Resgate, de prefixo UR 15-101, o 15º GB dispunha de apenas outras duas viaturas similares.

Em 2020, os comandantes do Grupamento, Major Ivam Godinho, e do Subgrupamento de Sorocaba, Tenente Kléber do Vale, apresentaram a Carlos Cezar a necessidade de renovação e ampliação da frota dos Bombeiros.

“Nosso trabalho só faz sentido quando apresentamos resultados. Hoje é um dia de muita alegria: que este seja o melhor Natal da vida de vocês e faço minha oração para que cada resgate seja abençoado”, destaca o deputado.

A viatura é uma Mercedez Benz 416 Sprinter Ver, fabricada em 2021, modelo 2022, na cor vermelha e identificada com as sinalizações visual, sonora e de iluminação conforme a padronização do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Em 2020, Carlos Cezar, que protocolou emenda durante a tramitação do Orçamento 2021 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), garantindo o valor de R$ 250 mil investidos na aquisição, adaptação e instalação dos equipamentos de resgate no veículo.

Para 2022, há previsão da chegada de outro veículo ao Corpo de Bombeiros de Sorocaba, adquirido por meio de emenda ao Orçamento Federal apresentada pelo deputado Jefferson Campos (PSB), também presente à cerimônia desta segunda-feira; que reuniu ainda o secretário de Segurança Urbana da Prefeitura de Sorocaba, Coronel Vitor Gusmão, representando o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos); e a coordenadora do SAMU Regional, Tássia Pereira.

© 2023 Criado por Abner Siqueira