(015) 3346 0478

Siga-me

Corpo de Bombeiros homenageia Carlos Cezar com maior honraria da corporação

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo comemorou 144 anos de fundação na tarde desta quinta-feira (4), em solenidade realizada no Memorial da América Latina, na capital.

Na cerimônia, a corporação concedeu a Medalha Comemorativa do Centenário do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, sua mais alta honraria, a 77 pessoas que contribuíram com a instituição ao longo dos anos; dentre as quais, o deputado Carlos Cezar (PL).

Instituída pelo Decreto 14.730/1980, a Medalha do Centenário é um reconhecimento anual a autoridades públicas, instituições e personalidades civis e militares que tenham contribuído ou prestado relevantes serviços ao Corpo de Bombeiros.

“Serei eternamente grato por esta homenagem e reafirmo meu compromisso com esses heróis, que se arriscam diariamente para cumprir a nobre missão de salvar vidas”, agradeceu Carlos Cezar.

Ao longo dos seus mandatos, Carlos Cezar apresentou pedidos e encaminhou recursos para atender a demandas do Corpo de Bombeiros. Mais recentemente, nos anos de 2022 e 2023, destinou emendas que permitiram a compra de três viaturas de Resgate para o 15º Grupamento de Bombeiros, de Sorocaba, em parceria com o deputado federal Jefferson Campos (PL).

Ainda em 2023, Carlos Cezar foi o relator do projeto de lei do governador Tarcísio de Freitas que concedeu o maior reajuste das últimas três décadas às Polícias Militar, Civil e Científica, beneficiando cerca de 100 mil servidores e pensionistas em todo o Estado com índices entre 13,7% e 34,2%.

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo foi criado em 1880, após um incêndio que destruiu a biblioteca da Faculdade de Direito e o arquivo do Convento de São Francisco, na capital. Sua missão é atuar como coordenador do sistema estadual de emergências do estado, provendo proteção e resposta imediata a incêndios, salvamentos e resgates.

A corporação possui um efetivo de 8,7 mil bombeiros, distribuídos em 20 grupamentos pelo Estado, além do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), no Guarujá. Anualmente, os Bombeiros registram em média mais de 4 milhões de ligações pelo telefone 193; mais de 250 mil resgates; 70 mil salvamentos; 50 mil incêndios combatidos; e 80 mil ações preventivas e educativas.

Entre outras autoridades, a cerimônia reuniu o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio de Araújo; e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Nilton Pereira.