Comissão de Saúde recebe secretário estadual para prestação de contas da Pasta

Na reunião, Eleuses Paiva destacou redução nas filas de cirurgias eletivas e respondeu perguntas dos parlamentares sobre temas como dengue e gestão hospitalar

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta terça-feira (3), o secretário de Estado da Saúde Eleuses Paiva para a prestação de contas quadrimestral da Pasta. Além de aspectos fiscais e orçamentários, o gestor abordou temas como regionalização, gestão hospitalar, transformação digital e filas de espera para cirurgias.

Entre os destaques apresentados por Paiva, está a redução na fila por cirurgias eletivas no estado. De acordo com os números da Secretaria, a redução se deu após a realização de 1,2 milhão de procedimentos em 2024. Foram citadas quedas nas filas de cirurgias reparadoras (82,6%), de mama (73%) e aparelho circulatório (69,7%). “Agora nós damos a garantia para aqueles que estão na fila de que eles vão ser atendidos”, afirmou Paiva.

No caso da expansão da rede de Saúde, o secretário destacou a abertura de mais de 6 mil leitos criados a partir da inauguração de hospitais e da reestruturação da rede direta. Um dos novos equipamentos é a unidade da Rede Lucy Montoro na cidade de Presidente Prudente, no Oeste paulista.

O secretário também ressaltou o incremento dos repasses estaduais para os municípios a partir da Tabela do SUS Paulista – política pública de financiamento da Saúde estadual implementada em 2023 pelo Governo do Estado, com aprovação da Alesp. Paiva recordou que, até o segundo quadrimestre deste ano, foram destinados R$ 686 milhões para fortalecer a atenção básica nos municípios.

Saiba mais na Agência de Notícias Alesp.