O deputado Carlos Cezar (PL) participou nesta quarta-feira (4) da reunião que definiu a nova liderança da Comissão de Relações Internacionais (CRI) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para o biênio 2025/2027. Por unanimidade, os membros do colegiado elegeu o deputado Paulo Fiorillo (PT) como presidente e o deputado Gil Diniz (PL) como vice-presidente.
À Comissão de Relações Internacionais compete opinar e formular proposições sobre temas relativos às relações internacionais; fomentar a integração das representações consulares e demais organismos internacionais sediados no Estado, com a população paulista; implementar programas e gerar ações conjuntas com os poderes legislativos de âmbito estadual ou regional dos países do Mercosul, tendo em vista um fim comum; apoiar iniciativas que promovam entendimentos e intercâmbios com outros países, estabelecendo relações que visem o fortalecimento e o desenvolvimento econômico do Estado; acompanhar o cumprimento de tratados, convenções e acordos internacionais no âmbito do Estado e desenvolver estudos, debates e pesquisas relativos à preservação da história, memória e influências culturais das nações.
A Comissão de Relações Internacionais deverá manter reuniões periódicas às quartas-feiras, às 11h. São ainda membros efetivos do colegiado os deputados Paulo Correa Junior, Mauro Bragato, Thainara Faria, Guilherme Cortez, Maria Lúcia Amary, Danilo Campetti, Marcelo Aguiar e Itamar Borges.