Com relatoria de Carlos Cezar, Alesp aprova PPP para construção de túnel entre Santos e Guarujá

Novo acesso será construído abaixo do mar e permitirá um transporte mais rápido e seguro entre as duas cidades, por onde passam cerca de 80 mil pessoas por dia

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) deu um importante passo para tornar realidade um sonho antigo de milhares de moradores e de visitantes da Baixada Santista. Em sessão extraordinária na noite desta terça-feira (8), os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 655/2024, de relatoria do deputado Carlos Cezar (PL), que autoriza a contratação da parceria público-privada (PPP) para construção e operação do túnel imerso que ligará Santos a Guarujá.

Com investimento total estimado de R$ 5,9 bilhões, as obras deverão gerar aproximadamente 9 mil empregos. O túnel será construído embaixo do mar e terá 870 metros de extensão, garantindo um trajeto mais ágil para pedestres, ciclistas, motociclistas, veículos de passeio e veículos comerciais. Hoje, a média diária de pessoas que cruzam as duas margens por meio de balsas é de 78 mil, além de mais de 20 mil veículos, de acordo com o Governo de São Paulo.

Após a entrada em operação, a travessia entre os municípios poderá ser realizada em menos de cinco minutos e não estará suscetível a neblinas, ressacas ou mesmo aos impactos decorrentes de navios que atracam no Porto de Santos, assegurando fluidez no transporte, bem como a segurança dos usuários. Hoje, a travessia por balsas tem um tempo estimado de 18 minutos, fora o tempo nas filas de embarque.

Saiba mais na Agência de Notícias Alesp.