(015) 3346 0478

Siga-me

Carlos Cezar solicita novos equipamentos de diagnósticos ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba

Com o objetivo de melhorar as condições de tratamento aos pacientes por meio de diagnósticos por imagens, o deputado Carlos Cezar (PL) encaminhou ofício à Secretaria de Estado da Saúde (SES) no qual solicita a aquisição de equipamentos para exames de ressonância magnética e outro de pet scan para o Hospital Regional Dr. Lineu Mattos da Silveira, integrante do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

Embora seja a principal referência para casos de média e alta complexidade a 48 municípios, o hospital não dispõe dos dois aparelhos, o que obriga o encaminhamento dos pacientes a outras unidades da rede pública de saúde.

O exame de ressonância magnética produz com grande precisão imagens dos órgãos em 2D e 3D. É altamente eficiente para o diagnóstico de doenças cardíacas, abdominais, cervicais, neurológicas e ortopédicas, inclusive, em casos de infecções, tumores e derrames em estágio inicial.

Já o pet scan, permite que seja visualizado problemas a nível celular através da emissão de radiação, isto é, ele verifica a atividade metabólica das células e identifica o câncer precocemente. É geralmente empregada para diagnósticos de câncer de pulmão, colorretal, linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin.

Carlos Cezar lembra que o CHS atende a 48 municípios da Diretoria Regional de Saúde de Sorocaba (DRS-16), com uma estrutura de 350 leitos de pronto-socorro, internações, UTI e cirurgias de especialidades.

“É uma questão que, há tempos, aflige os profissionais de saúde e os pacientes do CHS. É frequente inclusive que, muitas vezes, o período de internação se prolonga de forma desnecessária, até que este exame possa ser realizado em outros hospitais. Numa região metropolitana com cerca de 2,3 milhões de habitantes, é fundamental que nosso Hospital Regional faça exames de ressonância e pet scan”, destaca o deputado.

© 2023 Criado por Abner Siqueira