O deputado Carlos Cezar (PL) apresentou à Secretaria da Saúde do Estado uma nova solicitação visando a aquisição de um equipamento de ressonância magnética para o Hospital Regional Dr. Lineu Mattos da Silveira, integrante do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Embora seja a principal referência para casos de média e alta complexidade e pronto-socorro para 48 municípios, a falta de um aparelho no hospital obriga o encaminhamento dos pacientes para se submeterem a exames em outras unidades.
O exame de ressonância magnética produz com grande precisão imagens dos órgãos em 2D e 3D. É altamente eficiente para o diagnóstico de doenças cardíacas, abdominais, cervicais, neurológicas e ortopédicas, inclusive, em casos de infecções, tumores e derrames em estágio inicial. O deputado já apresentou uma indicação para a compra do equipamento ao CHS em dezembro de 2023.
O CHS atende a 48 municípios do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS-16), com uma estrutura de 350 leitos de pronto-socorro, internações, UTI e cirurgias de especialidades. Carlos Cezar ressalta que a falta de uma máquina de ressonância há tempos preocupa os profissionais de saúde e pacientes.
“Há casos em que o período de internação se prolonga de forma desnecessária, pois, o paciente precisa ser transferido para se submeter a um exame em outro hospital. Numa região metropolitana com cerca de 2,5 milhões, é imprescindível que o nosso Hospital Regional disponha de um equipamento para exames de ressonância”, destaca o deputado.