Alesp aprova proposta de Carlos Cezar para incluir Araçariguama na Região Metropolitana de São Paulo

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, em sessão extraordinária na noite desta terça-feira (12), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 85/2023, que inclui o município de Araçariguama na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A proposta, de autoria do deputado Carlos Cezar (PL), agora segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas.

Com uma população de 21.522 habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE, e território superior a 145 mil quilômetros quadrados, Araçariguama é conhecida como “o portal do interior” e se caracteriza como um forte polo industrial. O município se localiza à margem da Rodovia Castello Branco, a 54 quilômetros de São Paulo e a 72 quilômetros do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Carlos Cezar justifica que o PLC 85/2023 atende à demanda da população araçariguamense e promoverá integração de políticas públicas e planejamento integrado, com avanço no desenvolvimento econômico e social, gerando benefícios para seus moradores e dos demais municípios que integram a RMSP. “Em verdade, será a formalização de uma união de caráter social, econômico, político e administrativo que já acontece há anos na prática, graças às afinidades existentes entre Araçariguama, a capital e a Grande São Paulo”, ressalta.

O líder do PL apresentou a propositura a partir de solicitação do presidente da Alesp, deputado André do Prado (PL). Caso o PLC 85/2023 seja aprovado pelos parlamentares e sancionado em lei pelo governador, Araçariguama, consequentemente, deixará de fazer parte da Região Metropolitana de Sorocaba, conforme regulamentado pela Lei Complementar 1.241/2014, que teve relatoria de Carlos Cezar.