O deputado Carlos Cezar (PL) se reuniu, na manhã desta quinta-feira (29), com o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento (SAA), Antonio Junqueira, acompanhado pelo secretário municipal da Agricultura de Tupã, Anderson Luiz, e do vereador Pastor Eliézer (PSDB).
O encontro debateu o potencial produtivo do agronegócio do município, considerado o maior produtor de amendoim do Estado e um dos maiores do Brasil.
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no ciclo 2021/2022, o Brasil produziu 746,7 mil toneladas de amendoim, dos quais 92,8% são originários do Estado de São Paulo. Deste total, Tupã responde por cerca de 60% da safra, o equivalente a mais de 415 mil toneladas.
Localizado no Oeste Paulista e com cerca de 65 mil habitantes, o município se destaca também na produção de outros produtos, como a mandioca, abacate, ovos e seringueiras.
Entre outras pautas, a reunião debateu a tributação estadual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a casca do amendoim. O secretário Antonio Junqueira encaminhará o pedido ao secretário da Fazenda e Planejamento, Samuel Kinoshita relativo a estudos para a isenção do imposto.
Junqueira ressaltou a linha de financiamento do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) que pode contribuir ainda mais com o setor granjeiro local. O secretário pontuou ainda sobre a importância da regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). “O imóvel com a certificação poderá ter o produto mais valorizado, principalmente para o mercado externo”, destacou.
A reunião contou também com a participação do secretário executivo e do coordenador de Relações Institucionais da SAA, respectivamente, Marcos Renato Böttcher e José Luiz Fontes; e do superintendente da Igreja do Evangelho Quadrangular em Tupã, pastor Valter Souza.