O deputado Carlos Cezar (PL) recebeu na tarde desta terça-feira (29), em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a visita do secretário do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa. O titular da pasta apresentou ao parlamentar as ações desenvolvidas na área do esporte paralímpico e o presenteou com uma camiseta do Time SP, que representam o Estado nas principais competições paradesportivas do Brasil e do mundo.
Entre os programas desenvolvidos pela SEDPcD, em parceria com a Secretaria dos Esportes, está o Programa de Desenvolvimento Paralímpico, criado para incentivar o esporte paralímpico de base. O projeto tem como foco professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas.
Já os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) buscam promover, por meio da prática paradesportiva, a integração e o intercâmbio entre alunos, favorecendo a descoberta de novos talentos esportivos que possam ser selecionados para compor a Delegação do Estado de São Paulo na etapa Nacional as Paralimpíadas Escolares, participarem do programa “Bolsa Talento Esportivo”, além de fomentar o paradesporto escolar do Estado.
Por outro lado, os Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (PARESP) visam desenvolver a prática esportiva nos municípios paulistas por meio da inclusão social e esportiva das pessoas com deficiência, através de seletivas regionais classificatórias para uma final estadual com os mais bem classificados de cada etapa.
CT Paralímpico e Time SP
O Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, localizado no Parque Fontes do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo, tem por missão desenvolver ações que possam posicionar o país entre as maiores potências esportivas do mundo. Suas instalações servem para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções em 17 modalidades paralímpicas: atletismo, basquete, esgrima, rúgbi e tênis em cadeira de rodas, bocha, natação, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa, triatlo e vôlei sentado. Além disso, tem área residencial com alojamentos com capacidade para 280 pessoas, refeitório, lavanderia e um setor administrativo com salas, auditórios e outros espaços de apoio.
Já o Time SP foi criado em 2004 pelo Governo de São Paulo, por meio da SEDPcD, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Conta com 149 atletas de 17 modalidades, que representam o Estado e o país em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano. Nas Paralimpíadas de Paris 2024, disputadas entre julho e agosto, por exemplo, 91 atletas do Time SP representaram o Brasil e, das 89 medalhas brasileiras, conquistaram 35 (10 ouros, 10 pratas e 15 bronzes).