O deputado Carlos Cezar (PL) representou a Alesp em sessão solene promovida pela Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira (8), em comemoração aos 100 anos de fundação da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) e aos 72 anos de atuação da instituição no Brasil.
Centenas de pastores e líderes da igreja compareceram à Brasília para celebrar a data, como o presidente da IEQ Brasil, pastor Mário de Oliveira; a Coordenadora Nacional de Mulheres Quadrangular, pastora Bianca de Oliveira; o presidente da IEQ-SP, pastor Antonio Stefan; entre outros.
A Câmara realizou a sessão solene por meio de proposição dos deputados federais Jefferson Campos (PL-SP), pastor e vice-presidente da IEQ Brasil; Stefano Aguiar (PSD-MG); Messias Donato (Republicanos-ES); e Gutemberg Reis (MDB-RJ).
Coordenador da Frente Parlamentar Evangélica da Alesp, Carlos Cezar é pastor titular da IEQ Jardim Novo Horizonte, em Sorocaba, desde 2000 e atua como Secretário Nacional de Comunicação da instituição. “Vivenciamos uma festa linda, e cheia de emoção, na qual pudemos ver o nome do Senhor ser exaltado e glorificado no Congresso Nacional!”, destacou.
Centenário Quadrangular
Fundada em 1º de janeiro de 1923 pela missionária Aimée Semple McPherson, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, a Igreja do Evangelho Quadrangular se faz presente em mais de 150 países, reunindo mais de 8,8 milhões de membros e 67,5 mil igrejas.
A instituição chegou ao Brasil em 1951, possuindo hoje mais de mais de 17 mil templos e obras abertas e estruturadas em todo o país. São mais de 35 mil ministérios ativos em todo o Brasil, 23 mil obreiros credenciados, 3,5 mil aspirantes e 8 mil ministros.
A IEQ baseia sua doutrina teológica em quatro aspectos do Evangelho: a salvação; o batismo com o Espírito Santo; a cura divina; e a segunda vinda de Cristo.
No Brasil, a Quadrangular tem forte atuação no acolhimento e transformação de seus membros nos aspectos emocional, espiritual e social, como as frentes assistenciais, a recuperação de dependentes químicos, entre outras áreas.
Entre os exemplos da atuação da IEQ em favor da população em condições de maior vulnerabilidade social, estão os Projetos Lucas e Margarida, nos quais ônibus equipados com consultórios médicos e odontológicos prestam atendimentos gratuitos em regiões de maior vulnerabilidade em todo o país; a Casa da Provisão; o SOS Brasil; o Projeto Ribeirinhos; grupos missionários, entre outros.