Uma nova sede administrativa, com uma base operacional, poderá ser construída em breve para o Corpo de Bombeiros em São José do Rio Preto. No mês de abril, o deputado estadual Carlos Cezar (PL) e o deputado federal Jefferson Campos (PL) apresentaram a reivindicação em audiência com o secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
A nova edificação que se pretende construir deverá abrigar a nova sede administrativa do 13º Grupamento de Bombeiros, que é responsável pelo atendimento a 96 municípios da região.
Atualmente, a sede se encontra na Avenida dos Estudantes, ao lado do5º Comando de Policiamento Militar do Interior (CPI-5), da Polícia Militar, mas poderá ser transferida para o Jardim Tangará, na Zona Sul de Rio Preto.
Já houve uma reunião no mês de abril entre o deputado estadual Carlos Cezar (PL) e o deputado federal Jefferson Campos (PL) com o secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Derrite, com o objetivo de sensibilizar as autoridades para avaliarem oportunidade e conveniência do investimento, a possibilidade de emprego de recursos financeiros da União e Estado, já que a contrapartida do município já foi oferecida por meio da cessão do imóvel público para a instalação do quartel, um terreno com aproximadamente 6 mil metros quadrados no bairro Tangará.
Na data, também participaram da reunião o comandante do 13º GB, Tenente Coronel Edmilson Santana, e os vereadores Odélio Chaves (Progressistas) e o Coronel Jean Charles Serbeto (MDB) também atual secretário de Segurança Pública Municipal.
O novo Batalhão terá atividades como gestão pessoal, de operações, logísticas, relações públicas, além das atividades técnicas que têm como objetivo a regularização de edificações em relação à segurança contra incêndios.
E contará ainda com uma estação de bombeiros operacional, com a alocação de recursos de combate a incêndios e resgate destinadas à cobertura de atendimentos e chamados emergenciais a partir da zona sul do município, aumentando o acesso da população aos serviços de bombeiros e diminuindo o tempo resposta para a chegada até as emergências, garantindo maior eficiência à corporação.
Essa estação de bombeiros operacional se somaria às outras quatro estações de bombeiros já existentes, que são as bases operacionais do Aeroporto, Alto Alegre, Vila União e Boa Vista, uma vez que essa última continuará em funcionamento apenas operacional.