O Governo de São Paulo promoveu na manhã desta segunda-feira (26), na Câmara Municipal de Sorocaba, a primeira audiência pública para apresentar o projeto do Eixo Oeste do Trem Intercidades (TIC), que interligará Sorocaba a São Paulo. A segunda das três audiências públicas presenciais está agenda para esta quarta-feira (28), às 11h, na Câmara Municipal de São Roque.
Em Sorocaba, o assessor especial da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), Felipe Alves, fez uma exposição do projeto do TIC, um veículo de média velocidade que, por meio do seu Eixo Oeste, vai permitir a ligação, por linha férrea, entre a capital e Sorocaba num trajeto que deverá ser feito em 60 minutos e terá a reforma e construção de estações. O projeto, com custo estimado em torno de R$ 12 bilhões, contempla dois tipos de serviço: o Serviço Expresso, ligando Sorocaba diretamente à Estação Água Branca, em São Paulo, e o Serviço Parador, com seis paradas, em Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno e Carapicuíba, além de Sorocaba e Água Branca. A previsão é que serão atendidas cerca de 46 mil pessoas por dia.
O assessor da SPI falou das vantagens do Trem Intercidades, ressaltando rapidez, quando se consideram os congestionamentos da ligação rodoviária entre Sorocaba e São Paulo, e a competitividade da tarifa, que segundo ele, deve ficar em torno de R$ 45 o percurso completo entre Sorocaba e São Paulo. Mas também haverá a cobrança proporcional, por quilômetro, o que reduz o valor da tarifa. Por exemplo, entre Sorocaba e a primeira estação, a de Brigadeiro Tobias, o valor será de R$ 5,72.
No período de pico, de segunda a sexta, sairá um trem a cada 30 minutos, tanto do Serviço Expresso quanto do Serviço Parador, totalizando quatro viagens por hora, o que significa um intervalo de 15 minutos entre uma e outra. Aos sábados, o intervalo será de 20 minutos e, nos domingos e feriados, sairá ao menos um trem por hora. Além disso, o passageiro será integrado à Rede de Transportes Metropolitanos do Estado e, no futuro, também está prevista a integração como Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Os bilhetes, comprados com antecedência, serão preferencialmente digitais. O serviço também prevê indicadores de monitoramento da concessão.
Após a exposição técnica sobre o projeto, a palavra foi aberta às autoridades e ao público presente. Para saber mais sobre a audiência pública em Sorocaba, clique aqui.