Após receber número recorde de emendas, maior Orçamento da história de SP avança na Alesp

Projeto recebeu mais de 29,2 mil propostas de emendas; Orçamento de mais de R$ 372 bilhões segue para última etapa antes de votação em Plenário

A proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2025 avançou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Após 15 sessões parlamentares em pauta, o Projeto, enviado pelo Executivo, seguirá, agora, para apreciação da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP), responsável por analisar o projeto e dar o aval para sua votação em Plenário.

O projeto chega à Comissão com mais de 29,2 mil emendas apresentadas pelos parlamentares da Alesp. Essas emendas representam sugestões de alterações no texto original, com o objetivo de atender melhor as demandas da população em diferentes regiões do estado.

Tramitação

O Projeto de Lei 712/2024, que orça a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício de 2025, ficou na pauta da Alesp por 15 sessões, conforme previsão legal. Nesse período, os parlamentares tiveram a oportunidade de apresentar emendas ao texto, incluindo propostas de acréscimos e ajustes na legislação orçamentária.

Agora, cabe à CFOP designar um relator para avaliar a proposta e as emendas. Posteriormente, os membros da Comissão discutirão e votarão a matéria. Após receber o aval, o projeto será encaminhado ao Plenário para a discussão e votação final.

Uma vez aprovado em Plenário, o documento será preparado e enviado ao Governo do Estado. Se sancionado pelo governador, o orçamento se torna oficialmente a Lei Orçamentária estadual para 2025.

Saiba mais na Agência de Notícias Alesp.