Após adesão ao ProVeículo Verde, Toyota inicia obras de segunda fábrica em Sorocaba

Montadora japonesa anunciou investimentos de R$ 11 bilhões até 2030 na ampliação de parque fabril para produção de dois modelos híbridos flex

O governador Tarcísio de Freitas, acompanhado pelos deputados Carlos Cezar (PL) e Jefferson Campos (PL), participou nesta quinta-feira (31) da cerimônia de lançamento da pedra fundamental das obras da segunda fábrica da Toyota do Brasil em Sorocaba.

A ampliação do parque industrial faz parte do pacote de investimentos de R$ 11 bilhões que a montadora japonesa anunciou no Brasil até 2030, incentivada pelo programa estadual ProVeículo Verde, que estimula o desenvolvimento de veículos menos poluentes por meio da liberação de créditos acumulados de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

“Desde o início deste mandato a gente vem conversando sobre a política industrial brasileira e aproveitamento de vocação e discutindo sobre a questão da descarbonização no Brasil. Sempre tivemos a percepção de que o primeiro passo que nós tínhamos que dar era na direção do híbrido”, afirmou o governador. “A Toyota apostou nesta vocação e foi pioneira. Calendarizamos a devolução do ICMS e outras empresas seguiram os mesmos passos”, completou.

O Governo de SP, por meio do Programa ProVeículo Verde, programou a liberação de R$ 1 bilhão em créditos para a Toyota do Brasil, que, com a ampliação de sua planta, vai expandir também a produção de veículos e motores e apresentar dois novos modelos híbridos flex. O impacto na região é de 2 mil novos empregos diretos e 10 mil indiretos.

Veículo híbrido flex

A nova fábrica terá uma área total de 160 mil metros quadrados, com início das operações previsto para 2026. A operação da Toyota em Sorocaba será responsável pelo desenvolvimento de um novo veículo compacto híbrido flex, com produção confirmada a partir de 2025, além da fabricação de um modelo inédito que utiliza a mesma tecnologia e será desenvolvido especialmente para o Brasil.

No último mês de junho, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o Projeto de Lei 1510/2023, de autoria do governador, que propõe a isenção por quatro anos proprietários de veículos movidos a hidrogênio, exclusivamente a etanol ou híbridos com motor elétrico do pagamento do IPVA. Na ocasião, Carlos Cezar destacou o potencial econômico de políticas de incentivo ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, além dos benefícios ao meio ambiente, mencionando como exemplo o R$ 11 bilhões de investimentos da Toyota em Sorocaba.

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