Alesp investigou e apontou soluções para problemas sociais relevantes em CPIs

Carlos Cezar participou da CPI da Enel, uma das cinco Comissões Parlamentares de Inquérito promovidas pelo Legislativo em 2023

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou, ao longo de 2023, investigação aprofundada de cinco temas relevantes para a população paulista. Por meio das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), os deputados investigaram os seguintes assuntos: atuação da Enel, que teve como um dos membros o deputado Carlos Cezar (PL); epidemia do crack; golpes financeiros com PIX e cartões; deslizamentos em encostas; e transição de gênero em menores de idade

A CPI da Enel teve por finalidade de apurar possíveis irregularidades e práticas abusivas cometidas pela concessionária, responsável pelo fornecimento de energia elétrica na capital e em outras 23 cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Os membros se debruçaram sobre problemas ligados, por exemplo, a quedas de energia, cobrança de valores e atuação operacional. Os apagões registrados no final do ano também tiveram grande destaque nas discussões do colegiado.

No parecer final aprovado, a CPI aponta possíveis causas dos diversos problemas no fornecimento de energia e indica sugestões de soluções. Entre as recomendações feitas, destacam-se a intervenção imediata na empresa pela União, auditoria completa entre os anos de 2018 e 2023 e, também, que o contrato seja encerrado antes do término, previsto para 2028.

Também foi sugerido que seja criada uma Comissão Especial Parlamentar para acompanhar o novo processo de concessão dos serviços. Além disso, o relatório pede que o tema continue sendo investigado por outras instâncias e órgãos.

Saiba mais na Agência de Notícias Alesp.