(015) 3346 0478

Siga-me

Alesp aprova projeto que favorece implantação do Trem Intercidades ligando SP a Campinas

Com o voto favorável do deputado Carlos Cezar (PL), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (21), o projeto de lei que favorece a proposta do Governo de São Paulo de implantar o Trem Intercidades – linha expressa que ligará a Capital Paulista à cidade de Campinas.

Aprovado pelo Parlamento, o PL 912/2023 promove uma adequação na Lei Estadual 17.386/2021 e garante que o Governo possa contrair empréstimos de até R$ 6,5 bilhões junto a instituições financeiras e, assim, financiar parte das obras de construção do trecho ligando a atual linha férrea até a cidade de Campinas. O mesmo plano do Executivo prevê, também, a ampliação e a modernização da atual Linha 7-Rubi, que hoje liga a Capital a Jundiaí.

Conforme anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas, o Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas será a primeira linha de um sistema de transporte público sobre trilhos que ligará a Capital às cidades de Sorocaba, Santos e São José dos Campos.

O projeto faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos de São Paulo (PPI-SP), que prevê ainda a concessão de linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), além de mais de dois mil quilômetros de rodovias, que devem alcançar mais de R$ 42 bilhões em investimentos.

Saiba mais na Agência de Notícias Alesp.

© 2023 Criado por Abner Siqueira