A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, em sessão extraordinária nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei 106/2025, que acrescenta a denominação “Bispa Keila Campos Costa Ferreira” à nomenclatura do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, na Zona Norte da Capital paulista. A propositura, de autoria do deputado Oseias de Madureira (PSD) e relatoria do deputado Carlos Cezar (PL), segue agora para a sanção do governador Tarcísio de Freitas.
Líder da Igreja Assembleia de Deus no Brás, a bispa Keila faleceu aos 52 anos, no dia 2 de fevereiro de 2025. Conhecida nacionalmente, Keila presidia a Confederação de Irmãs Beneficentes Evangélicas Nacional (CIBEN), o Congresso Feminino de Oração e Ação do Estado de São Paulo (CORAFESP) e o Instituto de Desenvolvimento Educacional e Assistência Social (IDEAS).
Casada há 30 anos com o bispo Samuel Ferreira, presidente da Assembleia de Deus no Brás e presidente executivo da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério de Madureira (Conamad), tinha dois filhos — o pastor Manoel Ferreira Neto e a evangelista Marinna Ferreira — e dois netos. “A trajetória
da homenageada, marcada por liderança, compromisso com a família e dedicação ao evangelho, reflete valores que fortalecem a comunidade paulista e promovem o bem-estar de muitas pessoas”, destaca Carlos Cezar.
Conjunto Hospitalar
A história do Conjunto Hospitalar do Mandaqui começou em 1 de dezembro de 1938, com a fundação do Hospital do Mandaqui, o primeiro hospital público especializado em tuberculose do Estado de São Paulo, dando início a toda rede de hospitais de tuberculose do governo estadual. Funcionou inicialmente em três pavilhões com capacidade de 100 leitos destinados a adultos, posteriormente aumentados com as instalações de novos pavilhões até atingir em torno de 450 leitos.
Atualmente, o Conjunto é um hospital geral, de ensino, em nível terciário, sendo referência para politraumatizados na Zona Norte de São Paulo. A unidade presta atendimentos nas áreas de Clínicas Médicas, de Pediatria, de Urgência e Emergência e de Ambulatório de Especialidadesm