Medida garante reforço anual de 132 profissionais para ampliar capacidade operacional do Corpo de Bombeiros durante os meses de estiagem
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta quarta-feira (25), o projeto de lei que autoriza a contratação temporária de brigadistas para ampliar o contingente do Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios florestais durante os meses de estiagem, entre maio e setembro. O Projeto de Lei Complementar 19/2025 segue agora para sanção do governador.
Com a mudança na legislação, a proposta é de que sejam contratados 132 profissionais todos os anos, sempre no período de falta de chuvas. Com treinamento especializado, os contratados vão aumentar a capacidade de resposta da corporação a emergências, reduzindo os danos ambientais, protegendo a biodiversidade e melhorando a qualidade do ar para a população paulista.
O efetivo atual do Corpo de Bombeiros, conforme o Governo, enfrenta limitações diante da alta demanda simultânea de ocorrências no período seco. Assim, a contratação anual de brigadistas é considerada essencial para fortalecer a capacidade operacional da corporação.
Saiba mais na Agência de Notícias Alesp.