“A Igreja supre, através do amor de Jesus, àqueles que mais precisam”, afirma Carlos Cezar ao Estadão

O jornal O Estado de S. Paulo publicou, na semana passada, notícia sobre pesquisas que revelam a abertura de 17 novas igrejas evangélicas por dia no Brasil. Uma das lideranças entrevistadas pela reportagem, o deputado Carlos Cezar (PL) destacou o papel da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) desde o ano de 1951 no acolhimento e transformação das pessoas.

Pastor da IEQ há 23 anos em Sorocaba, no Jardim Novo Horizonte, Carlos Cezar exerce ainda a função de Secretário Geral de Comunicação no Conselho Nacional de Diretores da instituição. Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, é o coordenador da Fente Parlamentar Evangélica (FPE) desde o seu primeiro mandato, em 2011.

Abaixo, confira as respostas do deputado Carlos Cezar aos questionamentos do jornalista José Maria Tomazela:

1- Diversos estudos apontam que o crescimento das evangélicas se dá sobretudo na periferia dos grandes centros. Que fatores explicam a adesão dessa população à Igreja? Como isso acontece na prática?
RESPOSTA: Vale lembrar que a Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) atua no Brasil desde 1951, possui mais de 17 mil templos e promove projetos de evangelização e sociais em todos os estados do país. Devido à Quadrangular estar presente em todas as regiões e o fato de a maior densidade populacional brasileira se encontrar justamente na periferia, é natural que o crescimento das igrejas evangélicas tenha maior proporção nas áreas periféricas. Na prática a Igreja, vem suprir através do amor de Jesus àqueles que mais precisam.

2- Qual o peso do acolhimento às populações mais vulneráveis no papel da Quadrangular? Também pode ser respondido por outro porta-voz se o deputado preferir.
RESPOSTA: A Igreja do Evangelho Quadrangular tem um peso muito importante de acolhimento e transformação: pessoas chegam vulneráveis nos diferentes aspectos emocional, espiritual e social. E a Igreja às atende, seja no campo social, através das nossas frentes assistenciais, na recuperação de dependentes químicos, entre outras áreas. Como exemplos de ações da Igreja do Evangelho Quadrangular: o Projeto Lucas, no qual 20 ônibus equipados com consultório médico e odontológico prestam gratuitamente cuidados clínico e odontológico, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de medicamentos; e o Projeto Margarida, três ônibus equipados com máquinas para exames de mamografia e eletrocardiograma e que também percorrem as periferias das cidades. Vale ressaltar que os serviços prestados pelos dois projetos são gratuitos à população, sendo custeados em 100% por recursos da IEQ. Desde 2000, a Casa da Provisão tem monitorado e atendido pessoas em situação de carência extrema, em especial, de crianças e adolescentes que se encontram socialmente vulneráveis. No total, já atende mais de 90 instituições, como casas de recuperação para dependentes químicos e as direcionadas a pessoas com diabetes, HIV ou câncer. Elas são amparadas mensalmente com cestas básicas, produtos de higiene pessoal, roupas, calçados e material escolar. Já o SOS Brasil, administrado pela Casa da Provisão, foi criado para atender às cidades mais carentes do estado de Minas Gerais. Porém, passou a suprir diversas cidades no Brasil e no mundo. O projeto atua em locais atingidos por catástrofes naturais através da doação de alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e bíblias para serem distribuídos entre a população dos municípios mais necessitados. O Projeto Ribeirinhos apoia a população que vive às margens dos rios amazônicos, que têm como principal atividade econômica a pesca e pequenos roçados para o consumo próprio. A iniciativa os ajuda na implantação de novas obras e na aquisição de barcos para que o Evangelho possa chegar à toda comunidade. Na área de Missões com Crianças, a Igreja promove projetos de evangelização com crianças nos lares, nas ruas e praças, instituições sociais, escolas e pediatrias de hospitais e casas de saúde.