SP inaugura Centro TEA Paulista com serviços e apoio especializado para pessoas com autismo

Equipamento na capital abriga o novo Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência; evento lançou também o portal SP para Pessoas com Deficiência e linha de crédito para empreendedores com deficiência

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), inaugurou nesta quarta-feira (4), o Centro TEA Paulista, o primeiro equipamento estadual voltado exclusivamente para atendimento, orientação e apoio a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus familiares e cuidadores.

Localizado na Vila Leopoldina, Zona Oeste da capital, o Centro representa um marco no fortalecimento das políticas públicas inclusivas, com foco no acolhimento humanizado, na escuta ativa e na oferta de serviços de forma integrada e acessível. Durante a inauguração, também foram anunciados uma linha de crédito para empreendedores com deficiência e o portal SP pra Pessoas com Deficiência.

“Hoje, damos um grande passo e estabelecemos um novo marco com a inauguração do Centro TEA Paulista, com atendimento integrado em um equipamento muito bem construído que se torna referência a partir de agora para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Vamos conectar as famílias com a prestação de serviços do Estado em um espaço realmente acolhedor. Nossa intenção é transformar isso em padrão, ampliando o atendimento por meio dos serviços virtuais e aumentar nossa capilaridade em todas as regiões do estado. O espaço também está equipado para se tornar um centro de pesquisa, onde os pesquisadores podem verificar o que existe na literatura e confrontar com a prática”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Saiba mais na Agência SP.