Consulta pública está aberta até 2 de junho de 2025; projeto tem investimento estimado em cerca de R$ 12 bilhões
O Trem Intercidades Eixo Oeste, o TIC Sorocaba, projeto do Governo de SP, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado (SPI), vai ligar a capital paulista a Sorocaba com viagens previstas para durar cerca de 60 minutos. O novo trem vai reduzir o tempo de deslocamento em pelo menos 40% em relação ao trajeto feito de carro e em 50% comparado ao percurso feito de ônibus rodoviário ou fretado. Ou seja, o usuário chegará ao destino em metade do tempo atual.
Com investimento estimado em cerca de R$ 12 bilhões, o TIC Sorocaba será uma alternativa rápida, confortável e sustentável para os moradores das regiões metropolitanas de São Paulo e Sorocaba. O projeto, de aproximadamente 100 quilômetros, contará com serviços expresso e parador, garantindo agilidade e conveniência. A previsão é que o intervalo seja de 30 minutos, no horário de pico, para o serviço expresso; e de 20 minutos para o serviço parador.
O serviço expresso fará a ligação direta entre São Paulo e Sorocaba e o parador terá pontos de embarque e desembarque nas estações Sorocaba, Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno (no município de Itapevi), Carapicuíba e Água Branca (na capital paulista).
O projeto inclui a revitalização e reforma das estações Sorocaba, São Roque e Carapicuíba; a construção de uma nova plataforma na estação Amador Bueno e a construção de uma nova estação em Brigadeiro Tobias. Além da aquisição de nova frota e a integração com linhas de trens metropolitanos, metrô e o TIC Eixo Norte (Campinas). A expectativa é de transportar cerca de 50 mil passageiros por dia
Na próxima semana, SPI vai promover três audiências públicas presenciais, com transmissões ao vivo pelo Youtube, nas cidades de Sorocaba, na segunda-feira (26); São Roque, na quarta-feira (28); e São Paulo (29), sempre às 11 horas. Saiba mais na Agência SP.