1 ano após CPI da Enel, Carlos Cezar cobra falta de providências pelo Governo Federal

Entre maio e dezembro de 2023, o deputado Carlos Cezar (PL) foi membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada para apurar irregularidades no serviço prestado pela concessionária de distribuição de energia elétrica Enel em 23 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital.

O relatório final aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) recomendou uma intervenção imediata na empresa, a realização de uma auditoria completa nas contas entre os anos de 2018 e 2023 e, também, o encerramento imediato da concessão; além da continuidade das investigações pelo Ministério Público Estadual e Federal, em âmbito civil e criminal, e o consequente indiciamento de executivos da concessionária por possíveis crimes ao consumidor.

“É inadmissível que, mais uma vez, a população da maior região metropolitana da América Latina sofra novamente pela falta de um plano emergencial por parte da Enel. Com agravante que apesar de notificarmos todos os órgãos responsáveis, o Governo Federal não só não tomou providências: o presidente Lula sugeriu que o contrato com a Enel fosse renovado”, ressalta Carlos Cezar.